terça-feira, 14 de junho de 2011

NOTA OFICIAL DA ARTE SOBRE O 35º CONGRESSO DA UCE

A todos os estudantes de ensino superior de Santa Catarina e aos delegados, suplentes, parceiros e colaboradores da Articulação Estudantil:

Agradecemos a todos pelo companheirismo, ajuda e, acima de tudo, paciência e compreensão neste final de semana que passamos juntos.

Mais uma vez queremos nos desculpar com todos, pois não sabíamos que o Congresso seria tão ruim e desorganizado. Foi uma falta de respeito generalizada, e vocês podem ter certeza que não era essa a impressão que gostaríamos que vocês tivessem do nosso trabalho.Pelo contrário, passamos a semana inteira tentando falar com o Presidente da UCE para oferecer ajuda na organização e ele sequer atendeu as ligações.

Queremos esclarecer uma vez mais que a ARTE é formada por estudantes filiados às mais variadas siglas partidárias, bem como por estudantes que não possuem nenhuma ligação com qualquer partido político. Respeitamos o posicionamento político de cada um dos nossos colaboradores e prezamos pela democracia em nossas decisões.

No processo de eleição da gestão 2011/2013 da UCE, montamos uma chapa com estudantes de faculdades públicas, comunitárias e privadas. Compomos com os estudantes da Unisul e com alguns delegados ligados ao PT.

Com relação ao que aconteceu no final do congresso, é preciso explicar que 145 delegados foram credenciados para votar. A nossa urna foi apurada primeiro, e obtivemos 66 votos.

Na votação, 5 delegados da Udesc Florianóplis, 7 delegados da Unisul, 2 delegados do IFSC Florianópolis, 2 delegados da UFFS e 1 delegado da Udesc Joinville não votaram, totalizando 17 abstenções. Ou seja, 17 votos a menos.

Agora a matemática:

Quantos possíveis votos sobraram: 145 - 66 - 17 = 62.

Ou seja, com as abstenções, sabíamos que tínhamos vencido o congresso, mesmo com essa margem tão pequena (66 x 62).

Recebemos a informação concreta de que havia pelo menos 8 crachás falsos na urna da UJS. Quando começou a contagem dos votos da urna deles, prevíamos que apareceria votos a mais. Por isso, não foi surpresa quando a contagem de votos da urna deles chegou a 69. Quando a contagem chegou neste número, obviamente foi constatada a irregularidade. Neste momento, os dois advogados que foram contratados para prestar assessoria jurídica no local tentaram, em conjunto com os demais membros da ARTE e nossos aliados, pedir a recontagem dos votos.

Um dos membros da direção estadual do PCdoB (André Ruas), presente no congresso apenas para garantir o controle da UCE para seu partido, interviu, dizendo que nosso argumento não condizia e que não sabíamos perder. Acreditamos na democracia e aceitaremos essa eventual derrota, quando todos os documentos forem apresentados à justiça para conferência, além dos crachás que valeram como cédula, também as atas e seus anexos que credenciaram os delegados ao congresso da UCE.

Obviamente, já com tudo preparado, ele pegou o saco de lixo (urnas) onde estavam sendo depositados os crachás e em disparada saiu para o estacionamento.Um estudante da Uniplac de Lages tentou barrar a sua passagem e foi agredido. Corremos atrás dele para tentar impedi-lo, mas não conseguimos alcançá-lo a tempo. Ele saiu dirigindo em alta velocidade, carregando consigo os crachás e outros documentos do congresso. Na fuga, um estudante da Unisul foi atropelado. Além disso, vários boletins de ocorrência foram registrados relatando o roubo dos crachás e documentos, as agressões e o atropelamento.

Nós, da Articulação Estudantil, entendemos que a UCE tem que servir aos interesses dos estudantes, independente de interesses político-partidários. Sabemos que a UCE tem sido há mais de vinte anos apenas um instrumento de aparelhamento de um partido político. Sabemos também que se este resultado do congresso for mantido, a UCE passará mais dois anos a serviço deste pequeno grupo. Por isto, estamos tomando as medidas judiciais necessárias para invalidar o processo ocorrido no congresso e responsabilizar as pessoas envolvidas pela ilegalidade do processo. Com estas medidas, queremos que os documentos roubados sejam apresentados para que seja feita uma conferência dos mesmos, o que não foi possível ante os fatos acima descritos.

É importante dizer também que nós da ARTE nunca contamos com a maioria da direção e sim com um terço da mesma. Com a incapacidade política do grupo que detém a presidência atualmente, era difícil obter quórum em reuniões da direção da entidade.

Queremos uma UCE dirigida pelos e para os estudantes de fato!

Agradecemos as manifestações de apoio recebidas e pedimos que continuem se manifestando contra este processo absurdo.

Florianópolis, 13 de junho de 2011.

Coordenação da Articulação Estudantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário